domingo, 7 de março de 2021

PERSONAGENS QUE TODO MUNDO GOSTA... MENOS EU

Hoje é dia de polêmica aqui no Book&Geek! Pois é… Eu queria muito fazer uma lista dos personagens que eu mais odeio, como a Umbridge (Harry Potter) ou o Octavian (Heróis do Olimpo), mas então eu pensei: “Qual é a graça? Ninguém gosta da Umbridge ou do Octavian”. Por isso, vamos deixar as coisas um pouco mais interessantes: resolvi fazer a lista dos personagens que eu odeio, mas só com aqueles que as pessoas gostam. Espero que valha a pena, porque vou ter que sair com colete a prova de balas depois dessa...

Mas lembre-se: essa é só a minha opinião, e você tem todo o direito de discordar. Se você gostar de algum personagem da lista, deixe aqui nos comentários qual e porquê! Vamos discordar respeitosamente. Também vale lembrar que isso é o que eu penso dos personagens, e não necessariamente as outras integrantes do b&g concordam comigo também!

Como pretendo explicar por que não gosto de cada personagem, vou acabar tendo que incluir alguns spoilers no texto. Mas pode ler sem medo, sempre que tiver algum spoiler que eu considere mais pesado, vou colocar um aviso.

Tendo dito isso, vamos a lista:


Tiberias Calore, ou Cal, para os íntimos (Rainha Vermelha)

O que dizer sobre o Cal? Não nego que a construção de personagem dele é bem desenvolvida, e que ele evolui muito ao longo dos livros. Ele é realmente colocado de forma interessante, e toda trama até que (spoilers! Quem não leu os últimos livros de A Rainha Vermelha, corre enquanto dá tempo e pula para o próximo parágrafo) ele finalmente renuncia a coroa prova que as pessoas podem mudar.

Mas isso, é claro, não me impede de achar ele insuportável. Mesmo que inconscientemente, ele sempre colocou os prateados acima dos vermelhos (uma breve introdução para quem não leu: no universo da rainha vermelha, existia uma sociedade dividida pelo sangue, as elites prateadas, que possuíam poderes mágicos, e as pessoas vermelhas, comuns). Matar prateados para ele parecia horrível, e até aí, tudo bem. Matar pessoas é horrível mesmo. Mas pensar isso ao mesmo tempo que você manda vermelhos para as batalhas sem medo de sacrificar as vidas deles? Me poupe.

Isso sem contar que ele só se aliou a guarda escarlate porque tinha crush na Mare. E quando (mais spoilers! Novamente, quem não leu, pula para o próximo parágrafo) ele aceita a coroa, o conflito dele não é entre os valores que foram ensinados a ele desde pequeno e os direitos iguais vermelhos. Ele ficou em conflito interno entre ser rei ou ficar com a Mare (e acho que já deu para perceber que marecal não é um dos meus ships favoritos).

Isso sem falar de como aquele moleque era indecidido. Era muito chato. O Cal foi treinado a vida inteira para ser rei, e ainda assim não conseguia tomar nenhuma decisão direito. Pois é, se eu encontrasse com o Cal na rua, reclamava mais que a Cameron com ele (deve ser por isso que eu gosto tanto dela).


Aspen Leger (A Seleção)

Sei que não devo ser a única que odeia o Aspen, porque “A Seleção” é um livro sobre triângulo amoroso, e ele está em uma das pontas. Acredito que tenha muito Team Maxon por aí que odeia o Aspen também. Mas ainda assim tem bastante gente que gosta do Aspen, então decidi que ele era digno de entrar para essa lista.

Primeiro quero deixar claro que não odeio ele só porque sou Team Maxon. Eu não odeio o Gale porque sou Team Peeta (Jogos Vorazes), ou a Rachel, a Calipso, o Nico e mais um milhão de personagens que tem crush no Percy só porque shippo percabeth (Percy Jackson). Se eu não gosto do Aspen, é porque ele é chato mesmo.

Ele tinha essa mania meio sexista de querer ser o provedor, sabe? Ele morrendo de fome, gastar moedinhas com ela estava tudo bem. Agora ela gastar dinheiro em um encontro com ele? Absurdo. Ele é o tipo de homem que não aceita dividir a conta, e isso me irritava muito.

Eu também não gostava quando ele, mesmo tendo superado a América, ainda ficava insistindo em lutar por ela. Lembro de ele dizer algo sobre lutar por ela ser um “instinto dele”. Era para isso ter soado romântico, mas pessoalmente eu só achei sem noção mesmo. Se tu não gosta mais dela, para de insistir e dá a chance dela te superar também! Pelo amor de deus.

E talvez, só talvez, eu esteja sendo um pouquinho injusta com ele. Desde que eu li os livros eu achei ele meio chato, mas tem uma amiga minha que insistia em me shippar com ele por alguma razão desconhecida. Se isso tudo não tivesse acontecido, eu ainda não ia gostar dele, mas talvez não odiasse ele tanto assim.


Luna Valente (Soy Luna)

Sabe, acho que essa é a personagem que mais merece estar nessa lista. O Cal e o Aspen eu sei que não sou a única que não gosta. Mas a Luna? Nunca vi outra pessoa que se irritasse tanto com ela quanto eu.

A minha questão com a Luna é que ela tem muito do que eu chamo de “privilégio de protagonista”. Já viu pessoas criticando a Sierra, de “Sierra Burges é uma Loser” porque ela faz muita coisa errada e não sofre penalidade nenhuma por isso? É exatamente assim que me sinto com relação a Luna.

O ápice é quando ela invade uma pista de patinação (ou seja, uma propriedade privada) sem autorização dos donos para gravar um vídeo lá da equipe de patinação. Ela não sofre penalidade nenhuma. A equipe adversária de patinação, os Red Sharks, era colocada com “cruel” porque ameaçou dedurar ela. A equipe dela comete literalmente um crime e os outros que estão errados por dedurar? Os Red Sharks fizeram várias coisas horríveis, mas ameaçar denunciar um crime não é uma delas. 

Sabe o que o Avô da Luna fez quando descobriu a história da invasão? Riu e disse que tava tudo certo. Cometer crimes e sair impune. É esse o tipo de exemplo que queremos passar para as crianças? (e vou abrir um parênteses para acrescentar que falei “crianças” porque a série é da Disney, que tem um público alvo majoritariamente infantil, e é livre para todos os públicos. Ainda assim, temos, naturalmente, muitos adolescentes e até adultos que assistem. Eu destaquei a parte das crianças porque filmes infantis precisam deixar explícito o que é certo e errado, considerando que foram feitos para o entendimento de uma criança).

Eu só segui assistindo essa série por causa dos outros personagens, tipo a Nina e o Simon, que são incríveis, ou a Ambar, que tem um arco de redenção interessante na última temporada. Eles que faziam a série valer a pena. Se dependesse só da Luna, eu largava.


E esse foi o Comentário de Domingo de hoje! O que vocês acham dos personagens que eu falei hoje? Gosta deles? Se também não gosta, deixe seu comentário para eu saber que não estou sozinha! E se gosta, comenta aqui o porquê, talvez você possa me fazer mudar de ideia!

Laura



Nenhum comentário:

Postar um comentário