terça-feira, 27 de outubro de 2020

COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ

          Como eu era antes de você é um romance emocionante da Jojo Moyes. Uma obra incrível que se transformou em uma adaptação cinematográfica igualmente maravilhosa. Impossível não amar!

            O livro mostra a história de Louisa Clark que com 26 anos não tem muitas ambições de vida. Ela mora com sua família (pais, avô, irmã e sobrinho) no interior da Inglaterra. Louisa se acomodou com sua vida monótona que se resume em: trabalhar como garçonete, passar um tempo com seu namorado de longa data, Patrick, que parece estar mais interessado em correr do que nela e não faz seu coração bater mais forte, e ficar em casa em seu minúsculo quarto. Sua vida muda quando a cafeteria onde trabalhava fecha as portas, e ela tem que ir a procura de um novo emprego.

            Na busca por um novo trabalho, que não é a tarefa mais fácil do mundo pela sua falta habilidades, ela percebe que é realmente boa em lidar com pessoas. Lou precisa urgentemente de um emprego para ajudar financeiramente em casa, portanto aceita a sua última opção: cuidadora de um tetraplégico, Willl. Com certeza não é uma experiência fácil, mas só irá durar seis meses. Apenas seis meses.

            Will não é o ser humano mais simpático do mundo, mas Clark é boa em lidar com pessoas. As conversas não são nada amigáveis, tanto que Louisa passa mais tempo com Nathan, o enfermeiro, do que com Will. Após um tempo, nossa protagonista aprende a lidar com o homem. Simples, seja igual ele: grossa e sarcástica, e com isso um relacionamento irá surgir. Uma amizade que faz o coração do leitor ficar pequenininho, e nos leva a um dos melhores romance do universo.

            Na obra vemos um claro contraste de personalidades, enquanto Lou é alegre, divertida e usa roupas extravagantes (que particularmente amo), Will é amargurado e depressivo pelo seu acidente, perdeu suas aventuras e com ela o brilho da vida. As personagens são extremamente reais, se tornando muito fácil identificar traços delas em pessoas a sua volta.

Ambos aprendem muito um com o outro, e é impossível que quem esteja lendo também não aprenda lições valiosas sobre generosidade, preconceito, razão de viver e como podemos e devemos ajudar o próximo. É humanamente impossível não se emocionar com esse livro.

Não é um livro de finais felizes, mas com certeza é uma obra 5 estrelas. Jojo desenvolveu muito bem as personagens e a narrativa é muito fluída e emocionante. Sem sombra de duvidas é um dos meus livros favoritos e estou ansiosa para ler o resto da trilogia.

Vitória



Nenhum comentário:

Postar um comentário