sábado, 31 de outubro de 2020

MINHAS MEMÓRIAS DE LOBATO

                 Minhas Memorias de Lobato é um livro de Luciana Sandroni e ilustrado por Laerte. Sinceramente, é um dos livros que eu mais amo! Vou falar um pouquinho dele aqui, e explicar por que gosto e indico tanto.

                Nessa obra, Emília, essa mesma boneca de pano tagarela tão conhecida e amada, quer contar a história de Lobato e para isso pede ajuda ao Visconde de Sabugosa. Então, os dois vão procurando as informações e contando, bom, o Visconde pesquisa e escreve o que aconteceu.

                Mas não há uma história que a Emília não pode bagunçar e melhorar, então, à medida que Visconde conta para ela detalhes da vida de Monteiro Lobato, a boneca de pano pega partes para dar uma “melhorada”, reescrevendo-as e, assim, tornando mais fantasiosa e cômica a história real.  Durante o livro, vemos a relação de Emília e Visconde, enquanto tentam entrar em acordo, já que Visconde prefere a história verdadeira de cabo à rabo, e Emília prefere tornar mais divertida a vida de seu criador.

                Bom, tenho que falar que amo a dinâmica com que o livro é escrito, os comentários de todas as personagens e suas interações, durante a contagem de alguns fatos da vida do Lobato, os comentários engenhosos da Emília e o tom didático de Visconde. Além disso, a forma como separam a narração do livro, a contação de Visconde e a contação da Emília, sendo a primeira em fonte normal, as falas de Visconde em itálico, e para a boneca de pano mais amada, uma fonte diferente, mas não só isso, como as próprias formas e características de contar, o que torna tudo melhor ainda.

                Temos que falar também das ilustrações maravilhosas desse livro, que complementam a história de uma forma magnifica. Não tenho nem palavras para descrever, mas amo muito todos os desenhos, desde os traços até as cores.

                Eu amo demais esse livro, talvez porque li quando pequena, ou porque esses personagens pertencem à minha infância e tenho um carinho enorme por eles. O livro é simplesmente fácil de ler, e não é muito longo, além de ter uma grande nostalgia dessa história fantástica. A única coisa que tenho a dizer por fim é que realmente recomende esse livro, extremamente interessante e super divertido. Então fica a dica de leitura de hoje! Se você já leu manda aqui nos comentários o que achou, e se ainda vai ler, fala o que achou depois da leitura.

Isabella



Nenhum comentário:

Postar um comentário