domingo, 25 de abril de 2021

Top 3 Melhores Adaptações Cinematográficas


    Adaptações cinematográficas.... O sonho de muitos leitores, mas também seu maior pesadelo. Sonho porque muitas vezes o que mais queremos é ver nossos amados livros nas telonas! Quem nunca ficou imaginando como seria uma adaptação do livro enquanto lia? E pesadelo porquê.... Bem, porque em 90% dos casos o filme fica horrível e não tem nada a ver com o livro. Já estamos cansados de exigir adaptações mais fiéis!

Tem tanto para falar sobre o tema que fizemos até uma live no instaram ano passado (clique aqui para assistir), mas no comentário de hoje, decidimos ser otimistas e indicar algumas das poucas vezes em que esses filmes foram sonhos e não pesadelos! Com vocês, meu top 3 de melhores adaptações cinematográficas:

 

3° lugar: Com Amor, Simon


Capa do Filme Love, Simon
    O terceiro lugar vai para “Com Amor, Simon”! Para quem não sabe, esse filme conta a história de um adolescente gay com dificuldades para se assumir. Na internet, ele começa a trocar e-mails com Blue, outro jovem de sua escola que está passando pela mesma dificuldade. Os dois estão completamente apaixonados um pelo outro, mas suas identidades permanecem em segredo.

A adaptação não é completamente fiel ao livro: MUITOS detalhes foram alterados. Por exemplo, enquanto no livro os protagonistas mal seguravam as mãos em público, no filme eles se beijam numa roda gigante com a escola inteira aplaudindo. O livro tem um ar mais realista, enquanto o filme tentou seguir um caminho mais “conto de fadas”. Ainda assim, mesmo tendo vários detalhezinhos (alguns bem importantes) modificados, acho que no geral o filme conseguiu captar a essência do livro. Na falta de adaptações completamente fiéis, “Com Amor, Simon” leva o terceiro lugar por manter a trama geral e ser tão emocionante quanto o livro em que é baseado!

 

2° lugar: Harry Potter (exceto o 6° filme)


Capa do filme Harry Potter e a Ordem da Fenix
        E os filmes do Harry Potter entram no pódio como as segundas melhores adaptações que eu já vi! Menos o sexto filme, é claro, porque eles cortaram as partes mais relevantes da história. Se você vive em uma caverna e não conhece Harry Potter, essa é uma história sobre um jovem que mora com os tios. Aos 11 anos ele descobre que seus pais não foram mortos num acidente de carro como ele pensava: eles foram assassinados pelo maior bruxo das trevas de seu tempo. Assim, Harry é convidado para estudar na escola de magia e bruxaria de Hogwarts, onde faz novos amigos e vive suas próprias aventuras numa saga de 7 livros, 8 filmes e uma peça de teatro.
     Não vou mentir: Harry Potter foi a primeira adaptação cinematográfica que eu odiei na minha vida. Sou fã dos filmes desde os 3 anos de idade (acho até que HP é uma das sagas que mais me marcou). Lá pelos 9 ou 10 anos eu finalmente li os livros e entrei numa das fases mais insuportáveis da minha vida: toda vez que eu via os filmes era para criticar cada detalhezinho que não fosse idêntico ao livro. Cheguei ao ponto de que se você me dissesse que era potterhead e nunca tivesse lido os livros, eu ia responder que você não é fã de verdade porque Harry Potter é uma saga literária.

Capa do filme Harry Potter e a Câmara Secreta
     Felizmente (ou infelizmente), um tempo depois eu descobri o que era uma adaptação ruim de verdade. Pois é, se os filmes do Percy Jackson fizeram alguma coisa de bom foi me mostrar que as adaptações de Harry Potter não são tão ruins assim. Hoje em dia, eu reconheço que os filmes do nosso jovem bruxinho são incríveis, e gosto muito de todos eles. A exceção do 6° filme, eles conseguem captar as partes mais importantes da história, e a melhor parte é que a personalidade dos personagens permanece intacta. Considerando tudo, os filmes do Harry Potter são extremamente merecedores do segundo lugar!

 



1° lugar: Jogos Vorazes



E o grande Prêmio das Adaptações Cinematográficas vai para.... Jogos Vorazes! Introdução para os leigos: essa distopia trata de um país com 12 Distritos subordinados a uma Capital tirana, que todos os anos promove os jogos Vorazes, um evento onde dois adolescentes de cada distrito são jogados em uma arena para lutarem entre si até que apenas um saia vivo. Katniss, a protagonista, se voluntaria para participar dos Jogos no lugar de sua irmã, e acaba por começar uma revolução.

Capa do filme Jogos Vorazes A Esperança O Final

Embora os filmes não consigam transmitir todos os detalhes presentes nos livros e acabem por cortar algumas subtramas interessantes, eles acrescentam outros detalhes pertinentes para a história, como as cenas que mostram a perspectiva do presidente Snow, impossíveis no livro narrado em primeira pessoa pela Katniss. Os filmes agem como um complemento perfeito para a maravilhosa saga literária.

Se você chegou aqui achando que eu ia recomendar um filme que substituísse seus livros, está completamente enganado. Realmente não vale a pena assistir Jogos Vorazes para deixar de ler os livros. Como eu já disse, um complementa o outro. Se você só viu os filmes, recomendo que leia os livros, e vice-versa!

 

 

E essas são minhas adaptações favoritas no momento. Sei que devo ter deixado muitos filmes bons de fora, já nem sempre eu vejo o filme e leio o livro. Então, se você tiver alguma recomendação legal, deixa aqui nos comentários! Inclusive, se vocês gostaram desse texto, posso fazer uma parte dois com as piores adaptações que já assisti... Caso você queira essas parte dois, aproveite para seguir o site e comentar aqui em baixo para eu saber que você gostou. Também não esqueça de curtir, comentar, compartilhar e salvar o post do insta, isso realmente ajuda meu trabalho! Obrigada por ler, nos vemos no próximo domingo!


Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário