sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

MITOLOGIA NÓRDICA

    Nesse livro, Neil Gaiman conta sobre os mitos da mitologia nórdica. É só isso, ele apenas nos apresenta um pouquinho os “personagens principais”: Thor, Odin e Loki, e nos conta os mitos dessa mitologia incrível; desde a criação do universo até o Ragnarök; o fim de todo o universo que conhecemos.

    Eu sou uma pessoa que particularmente ama conhecer novas mitologias e sempre procuro saber mais um pouco sobre como povos de antigamente explicavam eventos naturais. Então depois de ler Magnus Chase e os Deuses de Asgard, que tem uma resenha aqui no site, esse livro foi a solução para a minha curiosidade. Conhecer os mitos nórdicos foi interessante e bem divertido. O livro é bem pequeno, apenas 16 mitos em 274 páginas, nada muito complicado.

    Conhecer mais um pouco dos deuses, e descobrir que o Thor da mitologia nórdica não tem nada a ver com o Thor dos filmes da Marvel, foi no mínimo interessante. Neil Gaiman dedica um capítulo só para explicar sobre as três divindades mais importantes para toda mitologia. Odin como um ser perspicaz e sábio, Thor como um ser extremamente poderoso porém um pouco idiota e Loki como um ser muito inteligente, mas com más intenções na maior parte do tempo.

    Eu não posso contar muito dos mitos, porque eu considero spoiler, mas eu digo que alguns são bem interessantes para se ler e outros são engraçados. Há muita metáfora nos mitos nórdicos, como “Thor na terra dos gigantes”, um dos meus mitos favoritos. E no mesmo ponto que há muita metáfora, tem alguns mitos que me fazem dar gargalhadas em voz alta, como “O Casamento Incomum de Freya”. Eu também acho bem interessante o fato de que os nórdicos achavam que nós viviam em uma árvore chamada Yggdrasil aonde habitavam 9 reinos: Midgard (a terra), Muspelhein (reino dos gigantes de fogo), Hell (o mundo dos mortos), Asgard (a terra dos deuses) e entre outros.

    Acho que você reparou nesses nomes estranhos que eu acabei de citar e não precisa se preocupar com isso, porque bem no final do livro, Neil Gaiman colocou um glossário para entendermos melhor sobre o que se trata o nome Vigrid, por exemplo. Sobre a pronúncia, ai são outros 500, mas eu recomendo você procurar vídeos no Youtube caso você queira pronunciar esses nomes em voz alta.

    Acho que a parte que eu mais gosto da mitologia nórdica é que tudo que acontece nos mitos vai influenciar para o Ragnarök, não vou falar como, mas influencia demais e eu acho incrível como tudo se encaixa para isso acontecer. E para finalizar o meu amor pela mitologia nórdica, que talvez seja um spoiler mas eu acho que não é, é o fato de que não sabemos exatamente quando o Ragnarök vai existir ou existiu. Um ponto importante que Neil Gaiman diz logo inicio do livro é que não sabemos se o final do universo já existiu ou vai existir, porque tudo é um perfeito looping que pode ser feio repetidas vezes. Essa profundidade de que o Fim do Mundo pode estar próximo ou que já aconteceu e que está se repetindo me encanta.

    Mitologia Nórdica é um ótimo livro para aqueles que gostam de aprender sobre culturas de outros países. Para os fãs da Marvel, eu recomendo só para vocês entenderem o quanto a Marvel errou sobre o querido deus Thor.

Julia Sanches




Nenhum comentário:

Postar um comentário