domingo, 7 de fevereiro de 2021

MINHAS DEDICATÓRIAS FAVORITAS

                Dedicatórias de livros. Sabe as primeiras páginas dos livros, em que o autor dedica seu livro a alguém, independentemente quem seja? Então, é sobre isso que nós iremos comentar hoje. Eu vou mostrar as minhas dedicatórias favoritas dos livros que eu li. Eu não vou comentar muito sobre os livros em si e vou tentar ser sucinta, já que eu tenho uma loooonga lista de dedicatórias. Começando com:

                História é Tudo Que Me Deixou – Adam Silvera

                Esse é um livro que me ganhei no final no ano passado e eu amo de paixão. Ele me fez chorar por horas e horas, e talvez em breve eu faça uma resenha aqui no site. Mas enfim, a dedicatória é:

Para aqueles com histórias aprisionadas em suas cabeças e corações

                Eu gosto dessa dedicatória porque, como escritora nas horas vagas, eu senti que a mensagem foi para mim e meu interior, para que soltasse todas aquelas histórias presas e deixa-las andarem por ai.

                Vermelho, Branco e Sangue Azul – Casey Mcquiston

                Infelizmente esse livro não tem resenha aqui no site, mas é um livro que me fez dar altas gargalhadas. Ele é recomendado para maiores de 16 anos, se você pretende ler. A dedicatória é simples:

Para os estranhos e os sonhadores

                Eu goste do jeito simplista que Casey dedicou esse livro. Não tenho mais palavras, só gosto.

                Sempre em Frente (Carry On) – Rainbow Rowell

                Esse livro tem resenha no nosso site, então eu acho que eu já posso partir para a dedicatória.

Para Laddie e Rosey.

Que vocês possam lutar suas próprias batalhas e possam forjar suas próprias asas

                Eu acho que no contexto no livro, essa frase é mais do que perfeita, além de ser poética sem precisar de muito complemento.

                1 + 1 A Matemática do Amor – Augusto Alvarenga e VinÍcius Grossos

             Tem resenha, e foi postada recentemente, ainda por cima. Eu queria mostrar como a dedicatória ela tem tudo a ver com o livro em si.

Para todas as pessoas que não têm medo de amar

                Se você leu a resenha, sabe que eu amei o livro por representar o amor como ele deveria ser tratado: com altos e baixos, mas nunca esquecido nem minimizado. Essa frase, pessoas que não tem medo de amar, são as pessoas que não tem medo de sofrer esses altos e baixos, porque sabem que o amor não deve dar medo, mas sim algo recompensador.

                Feitos de Sol – Vinícius Grossos

               Livro que eu li ainda no início desse ano e que entrou na minha lista de top 3 livros preferidos. Feitos de Sol é simplesmente incrível, assim como a sua dedicatória. Apenas um pequeno detalhe: essa dedicatória fica no final do livro, e com certeza é uma das minhas favoritas.

Por fim, muito obrigado ao menino que viu o sol em mim.

                No livro inteiro, o personagem principal faz metáforas que seu amor é seu sol, que sempre o ilumina, que sempre quando o vê, aparenta que há um sol rodeando sua cabeça. O fato de Vinícius Grossos ter colocado que, em alguma época, ele foi amado assim como os personagens principais da história se amam é verdadeiramente doce e fofo. Só lendo o livro para entender como essa dedicatória me derreteu por dentro.

                A Princesa Adormecida – Paula Pimenta

                Tem uma resenha aqui no site, então eu não vou perder muito tempo e vou logo partir para a dedicatória:

Para todas as minhas leitoras que também sonham em viver uma história de princesa.

               Já começando pelo fato de que a Paula Pimenta dedicou a esse livro para suas leitora me deixa sem fôlego, mas a melhor parte é que, nós leitoras de romance, desejamos o que a Paula Pimenta diz: sonhamos em viver um história de princesa.

                Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo – Benjamin Alire Sáenz

                Também uma possível próxima resenha que eu quero muito fazer. Eu chorei horrores com o livro, depois que você lê tudo e vê a dedicatória, você tem vontade de chorar mais um pouquinho:

A todos os garotos que tiveram que de aprender a jogar com regras diferentes

                Eu acho que essa dedicatória tem vários significados; apenas vai depender da pessoa que ler. Na minha interpretação, os garotos que tiveram que aprender a jogar com regras diferentes são aqueles que não seguem os padrões, e tem que se virar com as regras impostas a eles por serem diferentes, como no caso dos personagens principais.

                Tudo Por Um Feriado – Thalita Rebouças

                Continuação do livro Tudo por um Pop Star, que já foi mencionado em um comentário aqui do site, tem uma dedicatória com o significado bonito para quem leu o livro.

Para as minhas amigas do peito, as Manus, Gabis, Ritinhas e Suzaninhas da minha vida, pela inspiração, pela força e sempre por me aturarem a tanto tempo. Em ordem alfabética, para não ter briga: Danica, Adnica, Juca, Pauleta, Rebecca (que eu chamo de Mãe-zuca), Renata, Roberta (que para mim é Sita) e Tati. Amo vocês.

                As pessoas que leram o livro sabem que a Manu, a Gabi, a Ritinha e a Suzaninha são melhores amigas. A Thalita Rebouças mostrando o quanto ama as suas amigas é muito fofa. Gosto de demonstrações de amizade dos autores dos meus livros.

                Desventuras em Série – Lemony Snicket

                Ok, esse aqui vai ser mais complicado. Desventuras em Série é uma saga com 13 livros no total. Eu amo Desventuras em Série, mesmo que eu nunca tenha comentado sobre essa série de livros. Eu, infelizmente não posso colocar todas as dedicatórias dos livros, mas escolhi as melhores para mostrar pra você.

                Só que eu preciso dar uma pequena explicação antes: Lemony Snicked não é realmente o nome do autor, mas sim um personagem que escreve os livros das histórias dos Baudelair (personagens principais de Desventuras em Série). Lemony sempre dedica esses livros a Beatrice, uma mulher que ele amou, mas infelizmente está morta. Bem, agora vamos as dedicatórias. Eu não vou falar muito delas, só mostrar mesmo, já que não há necessidade de explicar algo que é para estar implícito desde o primeiro livro.

                Livro 2 – A Sala dos Répteis

Para Beatrice –

Meu amor por você viverá para sempre.

Você não teve a mesma sorte.

                Livro 5 – Inferno no Colégio Interno

Para Beatrice –

Você estará sempre no meu coração,

Na minha memória

E no seu túmulo.

                Livro 7 – A Cidade Sinistra dos Corvos

Para Beatrice –

Quando estávamos juntos, eu ficava sem fôlego.

Agora, foi você quem ficou.

                Livro 9 – O Espetáculo Carnívoro

Para Beatrice –

Nosso amor partiu meu coração,

E parou o seu

                Livro 11 – A Gruta Gorgônea

Para Beatrice –

Mulheres mortas não contam histórias.

Homens tristes as escrevem.

                E infelizmente a minha lista de dedicatórias favoritas acaba por aqui. Qual é a sua dedicatória favorita e de que livro pertence? Comentem aqui e até o próximo comentário.

Júlia



Nenhum comentário:

Postar um comentário