terça-feira, 12 de janeiro de 2021

MIL BEIJOS DE GAROTO

    Mil Beijos de Garoto foi escrito pela Tillie Cole e lançado pela editora Planeta em 2017 aqui no Brasil. Se me pedissem para descrever esse livro em uma frase seria: é sensacional, algo que muda sua vida para sempre.

    Como descrever uma das minhas melhores leituras de 2020 e da vida? Eu amo esse livro, e todo o impacto que ele teve no meu dia-a-dia. Confesso que julguei o livro a princípio pela capa e pelo título; achei que seria só mais um romance adolescente e clichê, meio bobinho, mas errei feio sobre isso.

    A obra conta a história de Poppy e Rune, que se conhecem desde pequenos. Ao 5 anos o pequeno norueguês, Rune, se muda para os Estados Unidos, e logo descobre que uma menina incrível e iluminada vai ser sua nova vizinha, Poppy. Eles se dão super bem desde o princípio, e com poucas palavras trocadas entre eles já nasce uma amizade linda e forte.

    Aos 8 anos de idade, Poppy perde sua vó. As duas eram muito próximas e tinham uma relação muito boa (nessa parte do livro já estava aos prantos e fui assim até o final). Antes de morrer, Poppy faz uma promessa para sua vó: guardar em um pote de vidro mil beijos de garoto que ela fosse ter durante sua vida. Porém não são qualquer beijos, são aqueles que fazem o coração dela quase explodir ou parar, aqueles beijos que exalam amor. Eu não sei explicar o quão poético é isso, o quão bonito é. Imagina você guardar para sempre aquele momento que você transbordou de amor, e que te dá certeza que a vida é incrível.

     Eu vou parar de falar sobre a história em si aqui, para não dar spoiler. Porque a melhor parte desse livro é ser surpreendido e chorar horrores, além de refletir sobre a vida. A um tempo atrás eu fiz um comentário sobre a lição de vida que essa obra me passou, o título é  Um Livro e Uma Lição de Vida.

    Agora vou falar sobre Mil Beijos de Garoto em uma visão geral, sobre o que achei da escrita, personagem e o que essa obra me fez sentir. A princípio achei a relação de Poppy e Rune muito forte e intensa por serem adolescentes, mas eles mostraram que o amor não tem idade e um paixão de infância é pura, única e muito respeitosa, Eles se mostraram um casal extremamente maduro, acho muito interessante o fato deles sempre lutarem pelo que sentem, demostrarem que se amam e deixar o outro confortável. Achei bem diferente dos outros títulos de romance que eu já li: não tem aquele drama de lutar contra o amor. O amor entre eles flui de uma forma natural, é muito incrível. Acho que é aquele amor que muitos querem, puro, sincero e contagiante, que só aumenta com o tempo. Aquele amor que talvez seja raro hoje em dia.

    Eu realmente amo a Poppy; ela é umas das minhas personagens favoritas da vida. Ela é alegre, iluminada, amorosa, doce e o que mais me inspira é a força que ela transmite. Ela ama a vida, e isso é maravilhoso. Ela tem gratidão pela vida, não importa quantos obstáculos que ela coloque em seu caminho. Poppy me ensinou muito sobre como devemos viver, e até hoje me emociono quando penso como ela mudou minha perspectiva sobre a vida (admito que estou quase chorando escrevendo essa resenha). Essa personagem é maravilhosa, fico grata de ter encontrado ela.

    Rune é, na minha opinião, um personagem complexo, mas incrível. Você pode até odiar ele alguns momentos, mas no fundo somos em parte igual ele. As pessoas sentem raiva e medo. Esse garoto é real e vulnerável, eu me identifiquei com ele e aprendi com ele Também amo muito ele seja pela sua força, vulnerabilidade ou conflitos internos.  

    Um dos pontos fortes do livro é que sua narração é intercalada, ou seja, temos partes que a Poppy narra e outras que o Rune conta a visão. Amei ver as diferentes perspectivas deles. A obra acompanha eles durante alguns anos, e você vê claramente como eles mudam, aprendem, ensinam e amadurecem em diferentes aspectos de suas vidas. Os personagens tem uma construção muito boa e o amor deles também: você consegue sentir o amor exalando pelas páginas do livro.

    O final me fez chorar por longos 10 minutos e refleti sobre ele durante dias, alguns podem considerar perturbador. Eu considero um pouco, mas também acho que foi perfeito. Não imagino um final melhor para essa obra.

    Chorei do início ao fim lendo esse livro; ele me ensinou muito. A narrativa é emocionante, você sofre, luta, sente raiva e chora com os personagens. Acho que a lição que esse livro passa é diferente para cada pessoas, acredito que a interpretação dessa obra é íntima, mas também tenho absoluta certeza que impossível não se emocionar e aprender com a história desse jovem casal. Mil Beijos de Garotos vai te impactar de alguma forma.

    Leia esse livro, e eu prometo que você não irá se arrepender. Eu espero que tenham gostado da resenha, e que eu tenha conseguido transmitir meu amor por esse livro.


Vitória


Um comentário:

  1. Gostei muito da resenha, já chorei por livros sim, me lembro da primeira vez que chorei com os personagens, fiquei chorando e chorando e chorando, o dia todo. Até hoje eu choro... na verdade não, mas se eu ler eu choro sim kkk :')

    ei, alguma de vocês já leu "Como preparar uma vida perfeita"? Recomendo muito, estou lendo e é fantástico!

    aproposito, eu amei o layout novo (não sei se é novo, sumi por um tempo, mas eu amei)

    https://newmarlonsblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir