sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

1 + 1 A MATEMÁTICA DO AMOR

1 + 1 A Matemática do Amor conta a história de Lucas e Bernardo, dois amigos desde a infância que vão ter que se separar por causa da nova oportunidade de trabalho do pai do Bernardo, em Portugal. Como os dois estão nas férias de verão, Lucas e Bernardo dedicam esse tempo para passarem juntos, fazer novas lembranças antes do amigo partir e, até, descobrir um sentimento amais que um tem pelo outro: o amor.

Esse livro simplesmente derreteu meu coração. Os dois autores, Augusto Alvarenga e Vinicius Grossos, fizeram um ótimo trabalho escrevendo o livro. A obra é narrada de dois pontos de vista, alternando os capítulos: um capítulo a história é contada pelo Lucas, outro capítulo é pelo Bernardo e assim segue o ciclo. Esse artifício ajuda na hora de entender como cada um dos amigos reage ao fato que Bernardo vai ter que ir embora e precisam aproveitar o máximo.

Uma coisa que 1 + 1 A Matemática do Amor conseguiu fazer muito bem foi o fato de me agradar nos clichês. Sou uma pessoa que sinceramente não gosta de clichês, mas esse livro conseguiu não fazer eu odiar esses clichês, pelo contrário, essas são as partes que eu mais amo. Se eu que não sou fã dessas cenas consegui me alegrar, pode funcionar com qualquer outro.

Você vai acompanhando toda a trajetória do Lucas e do Bernardo e vai se apaixonando por eles e pela história deles. O que eu mais gosto dessa obra é, com certeza, o romance, porque eles tratam sobre esse sentimento do jeito mais puro: o amor é lindo, mas é claro que vamos enfrentar momentos difíceis entre nós. O livro não diz que o amor é só brilhos, ele fala que esse sentimento pode doer da pior forma possível às vezes. Por ser um romance LGBT, em certo ponto da narrativa, eles vão tratar do assunto homofobia. Conhecendo o histórico de livros do Vinicius Grossos, não me surpreendi de como eles trataram esse assunto: da maneira correta, sem exageros e sem esconder nada.

Só tem uma coisa que não me agradou muito: em certa parte do livro, a história acabou perdendo o ritmo. Paria que tudo estava indo a mil por hora e do nada alguém freou, o que me deixou meio decepcionada, porque eu estava gostando do fluxo que estava antes. Mas felizmente essa parte passa e volta ao ritmo original, dando até nas últimas páginas o sabor da escrita do Augustos e do Vinicius.

1 + 1 A Matemática do Amor é um livro divertido, clichê, por assim dizer, e fofo. Não é demorado de se ler, já que a história e é bem fluída e gostosinha e é o livro perfeito para você que quer esquentar o coração com um romance. Vinicius Grossos e Augusto Alvarenga, vocês escreveram muito bem o meu romance favorito.


Julia






Nenhum comentário:

Postar um comentário