sábado, 27 de fevereiro de 2021

FEITOS DE SOL

                 Feitos de Sol, de Vinícius Grossos, conta a história de Cícero, um adolescente de 15 anos em pleno anos 90, para ser mais específica, 1999. Cícero acredita que na virada do ano de 1999 para 2000, vai acontecer um bug do milênio; em que todos os computadores irão se descontrolar, e em meio dessa obsessão sobre a chegada do fim do mundo, ele conhece Vicente, um adolescente de sua idade. Juntos, eles irão criar novas lembranças antes que o mundo acabe.

                Esse livro com certeza está no top 3 melhores livros que eu já li, se não for o primeiro da lista. Eu já tinha um carinho pelo Vinícius Grossos por conta do seu livro 1 + 1 A Matemática do Amor. Mas este daqui o supera disparadamente, é simplesmente incrível. Os personagens, a história, a escrita, literalmente tudo.

                A começar que o Cícero é um nerd, e como ele conta a história, se prepare para várias, ou melhor, inúmeras referências a cultura pop. Falando ainda dele, eu me identifiquei tanto com o Cícero que eu consegui criar uma empatia imensa pelo rapaz logo nas primeiras páginas do livro. Vicente também não é um personagem de se jogar fora: ele é carismático, divertido e amável, foi impossível não se apaixonar por ele. A única personagem que não me agradou muito foi a amiga de Cícero, a Karol. Talvez porque ela não tenha uma utilidade maior do que levar o Cícero para fora de casa e incentivar o mesmo a achar o amor da sua vida, mas ela também é bem carismática.

            A história, do início ao fim, não perde sua fluidez. Normalmente perto do final, sempre há alguma parte que o protagonista viaja para algum lugar para aprender sobre a vida e eu costumo a achar essas partes mais entediantes, mas aqui não foi. Essa parte do “viajar para algum lugar” foi bem interessante e me fez amar outra personagem apresentada, que não posso contar quem é porque seria spoiler, mas a personagem é tão divertida que eu nem me importei com, o que normalmente seria, a queda da emoção. Feitos de Sol está constantemente na mesma velocidade.

            Todo o arco do Vicente, por assim dizer para não dar spoiler, traz uma mensagem extremamente profunda e tocante que até me fez chorar. Falando a verdade, lá pelo final do livro, eu precisei parar de ler porque eu estava chorando tanto que nem conseguia enxergar as palavras. Feitos de Sol desde o início, com o Vinícius Grossos contando qual foi sua inspiração para escrever o livro, transmite uma mensagem muito bonita e tocante que é quase impossível não se emocionar. Ele conta que todos vamos encontrar um sol em alguém e, se encontrarmos, temos que tornar essa pessoa o nosso sol: uma pessoa essencial para a nossa vida.

                Eu escrevi isso tudo e mesmo assim não consegui explicar o tanto que eu amo esse livro. Eu me segurei muito para não soltar spoilers, e eu com certeza conseguiria escrever por horas e horas sobre esse livro, mas acho que está na hora de parar. Vinícius Grossos, obrigada por ter escrito esse livro tão maravilhoso, e espero a todos que futuramente lerem esse livro: espero que vocês encontrem o sol de vocês.

Júlia



Nenhum comentário:

Postar um comentário