domingo, 3 de janeiro de 2021

POR QUE LER É IMPORTANTE?

    Ler, o que é melhor que ler? Eu acredito que todos têm a capacidade de gostar de ler, as que falam que não gostam de ler, acho que somente não acharam seu estilo de leitura ainda.

   O maior culpado por me fazer ler são, com certeza, os contos de fadas, quando era pequena amava ouvir história de reis e rainhas, bruxas e fadas, e meus pais sempre me influenciaram a isso. Nisso, fui crescendo e aprendi a ler, ainda lia as mesmas histórias, a maior parte das vezes Bela e a Fera: a menina que pediu um galho para seu pai, enquanto suas irmãs pediram vestidos e diamantes.

    Leitura, para que ela é importante? A leitura aumenta a capacidade de imaginação de uma criança, torna a pessoa que lê criativa, provoca empatia, incita o senso crítico. Eu aprendi lendo que todos temos um lado bom, aprendi que a felicidade é o que mais importa, aprendi a não julgar as pessoas pelo o que elas querem ser, bem, parte disso também vem da educação que meus pais me deram.

    Eu sei que estou falando muito de mim, então decidi perguntar as outras meninas do Book&Geek. Quais os benefícios que a literatura deram a elas?

    A Júlia falou que com a literatura, ela desenvolveu criatividade e empatia. Juliana disse que a trouxe menos momentos ociosos, tediosos. Isabella falou que por causa da leitura criou um tipo de leitura crítica, além de também ter desenvolvido criatividade e ganhou conhecimento. Vitória respondeu que a trouxe mundos novos, que a deixou mais crítica, que a trouxe um ponto de luz no meio da escuridão, além de novamente a criatividade. Laura explicou que a literatura a trouxe coragem, uma nova perspectiva do mundo, além de senso crítico e criatividade.

    Esse ano tive a oportunidade de ler a obra Fahrenheint 451 na escola, tem até resenha aqui no site, fiquei encantada de como o livro trata as escondidas como a literatura é importante, e como era um literatura obrigatória, tivemos que responder a mesma pergunta, isso me fez pensar cada vez mais, tem pontos da história que me fazem pensar que o mundo seria muito mais ignorante sem a leitura, os personagens criticam os outros mais pela apresentação/aparência do que pelo interior, um mundo muito monótono.

    E assim, pensando nisso, de uma maneira rasa, nasceu o Book&Geek, e um ano depois eu parei para pensar nisso, curioso não?

    Eu acho que já dei razão o suficiente para você incentivar seu parente, amigo, ou até você se sentir incentivado, a ler. E como eu disse, para gostar de ler, precisa buscar qual o seu estilo literário favorito, sendo ele terror, fantasia, comédia. Lembrando que ler, pode ser ler qualquer coisa: de fanfic a grandes romances, até um artigo de  revista ou quadrinhos.

 Graziela 



Nenhum comentário:

Postar um comentário