terça-feira, 6 de outubro de 2020

PERSÉPOLIS

Persépolis é um livro lançado nos anos 2000-2004 por Marjane Satrapi, é uma autobiografia em quadrinhos que foi dividida em 2 livros.

No primeiro livro nós temos a infância de Marjane, que nasceu no Irã, e cresceu durante a Revolução Islâmica do Irã, ela retrata muito fatos históricos, e mais para frente temos o começo da guerra do Iraque. Já no segundo livro a história acontece em Viena, na Áustria, onde teve que passar sua adolescência longe de seus pais, por causa da guerra.

Nos dois livros vemos o quanto Marji cresce com os acontecimentos, e aprendemos várias coisas sobre a cultura iraniana. Vemos, também, a dificuldade da Marjane se enturmar com as pessoas.

Eu, sinceramente, gosto mais do segundo livro, por contar dela na adolescência. Eu consegui me ver em alguns aspectos que ela tem. Alguns fatos da história me fizeram perceber que tenho que ser grata, que temos que ser gratos.

A história foi introduzida pela Times magazine de 2003 na lista de "Best Comics" (melhores HQs). Após colocar Persépolis na lista, Andrew Arnold falou, "às vezes engraçado e às vezes triste, mas sempre sincero e revelador", isso é só um de vários elogios a autora do livro, mas infelizmente teve pessoas que falaram para censurá-lo.

Durante os anos, Persépolis se tornou uma importante peça da literatura, e vale muito a pena ler, assim conhecendo diferentes culturas e a incrível vida de Marjane Satrapi. Espero que gostem da indicação de hoje, se sim, deixem nos comentários, e me digam o seu momento favorito da história.

Grazi


Nenhum comentário:

Postar um comentário