sexta-feira, 4 de setembro de 2020

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

    O Menino de Pijama Listrado conta a história de Bruno, o filho de um Nazista, que encontra Shmuel, um menino judeu com a sua idade que vive dentro de um campo de concentração. Os dois viram amigos mesmo separados por uma grande grade desconhecida. Bruno não entende o motivo desta grade que os divide, porém continua a conversar com Shmuel, e daqui para frente tudo é spoiler.

    O livro é lindo e com certeza vai te fazer chorar e refletir muito, vale muito a pena ler, eu gosto bastante. A história não é arrastada, você consegue sentir empatia pelos personagens, é simplesmente perfeito. Um dos fatos que faz meu amor por esse livro aumentar é porque ele trata de um assunto da segunda guerra mundial que deixou um marco histórico bem importante: o Holocausto. 

    Obviamente, falando do Holocausto o livro é pesado e contém muitos eventos chocantes, por isso é preciso ser forte para ler, mesmo assim, recomendo que pelo menos tente, ele conta um pouquinho de uma realidade que vivemos há pouco tempo atrás e que deve ser lembrada para não ser repetida. E um fato que torna o livro ainda melhor é que todas as ações são contadas através da visão de Bruno sobre tudo: uma visão inocente sobre o grande marco da segunda guerra mundial.

    A troco de curiosidade: Esse livro tem um filme com o mesmo nome. Não há nenhuma mudança significativa entre os dois, tornando o filme bem fiel ao livro, e que caso tanto impacto quanto o livro. Uma dica tanto de livro, quanto de filme: O Menino de Pijama Listrado.

Juliana 



2 comentários: