terça-feira, 15 de setembro de 2020

MENTIROSOS

        Um livro que irá te prender nas primeiras páginas, uma obra repleta de mistérios, tramas familiares, metáforas e contos, escrita por E. Lockhart. Minhas expectativas eram muito altas para essa leitura porque só havia comentários positivos no YouTube e no Instagram, e não me decepcionei com nada que envolva a escrita da autora. Com certeza você irá pensar muito sobre todos os aspectos do livro, desde o quebra-cabeça que terá que entender ao ensinamento clichê.

            Cadence é a personagem principal da obra e vem de uma família muito rica e gananciosa que possui uma ilha particular, o cenário principal. No verão de seus 15 anos, ela e seus primos Jonnhy e Merris, e o amigo Gat (os “Mentirosos” apelido dado pelas tias) vão para a propriedade privada da família, porém algo estranho e muito misterioso acontece e faz com que Cadence perca a memória.

            Os quatro adolescentes são inseparáveis desde os oitos anos, mas tudo muda após esse acidente que acontece na ilha. Durante os próximos dois verões, Cadence não vai viajar como de costume, pois passa por um período muito conturbado com fortes dores de cabeça, depressão, amnésia e muito analgésico, e tentado entender o que aconteceu durante sua estadia na ilha, e com sua mãe e família dificultando esse processo.

            Cadence é a neta mais velha entre os filhos das três irmãs da família e futura herdeira dos Sinclair cujo todos seguem o estereótipo da Barbie, ou seja, não há espaço para carentes, fracassados muito menos criminosos. Todos devem seguir as tradições.

            Essa família é complexa e muitas vezes comum nos dias atuais, ela é movida por dinheiro, ganância e poder sem espaço para sentimentos e principalmente amor que parentes devem ter.  Os Sinclair vivem apenas por aparências, isso é a única coisa que importa dentro e fora da ilha.

            É muito difícil distinguir a verdade da mentira, porque todos dessa família se mascaram por falas muito bem pensadas e bonitas. A história pode ser interpreta pelo crescimento, ou seja, crescer é começar a enxergar tudo, a verdadeira face das pessoas e as realidades nuas e cruas principalmente quando temos uma família tão egoísta na qual tias brigam pela herança e um patriarca hostil e preconceituoso.  

A obra passa o pensamento de que o amor é mais importante que o poder e dinheiro, muito clichê e verdadeiro. A leitura mostra que devemos renunciar a dinheiro, para buscar a felicidade, muito parecida com a mensagem de Mil Beijos de Garoto que postamos dia 13/09. Os livros sempre agregam muito nas nossas vidas, e Mentirosos vai fazer você sair da realidade e entrar da obra.

            A narrativa mescla passado e presente mostrando a infância dos Mentirosos, quando o fatídico acidente acontece e dois anos após, quando a protagonista retorna a ilha. Cheia de pequenas pistas, figuras de linguagem, manipulação e uma escrita poética essa obra vai te conquistar.

            A escrita da autora pode ser considerada uma perfeição, emotiva, muito bem construída que se desenvolve junto com os personagens que revelam seus preconceitos, medos, inseguranças, privilégios, egoísmo e amor, além de um grande trauma. O livro inteiro é uma dádiva, porém o final é simplesmente espetacular, difícil achar palavras para descrever o quão incrível é.

            Com certeza o desfecho irá te deixar de queixo no chão, é humanamente impossível acertar ele. É irracional como o livro acaba todas as partes do quebra-cabeça se juntam e todas as pequenas pistas, contos e metáforas fazem sentido. E. Lockhart escreveu com maestria e não poderia ter algo melhor para encerrar essa trama envolvente, que passa uma mensagem tão interessante.  Simplesmente perfeito.

            Essa é a nossa indicação de hoje e esperamos que tenha gostado dessa aventura misteriosa. Deixe nos comentários o que achou e se irá ler esse livro tão maravilhoso e cinco estrelas.


Vitória 


Nenhum comentário:

Postar um comentário