domingo, 20 de setembro de 2020

COSPLAY

    Vamos falar sobre um tema muito presente no mundo geek: Cosplay.

  Cosplay é uma palavra formada pela junção de “costume” (fantasia em inglês) e “play” (brincar em inglês), ou seja, brincar de se vestir ou de se fantasiar, e é exatamente sobre isso que se trata. Um cosplayer é quem usa a fantasia, mas não é simplesmente colocar uma roupa customizada qualquer, o cosplay se consiste em você entrar no corpo do personagem (pode ser de jogo, anime, filme, série, qualquer coisa) e agir como ele, o objetivo é fazer com que as pessoas sintam que o tal personagem literalmente pulou da tela. 

   É um hobby que gasta bastante dinheiro e tempo, por isso deve ser levado a sério. Você normalmente pode ver cosplayers em eventos geeks como a Comic Con ou AnimeFest. Só existe uma regra no cosplay: se divertir! 

   Não importa sua situação financeira, gênero, idade, sexualidade ou cor de pele. Aqui apenas a diversão importa. Não se deve julgar os cosplays dos outros, cada um tem uma condição financeira, você não precisa ser 100% igual ao personagem, isso é o que menos importa. Se ele é branco e você negro ou se você tem o gênero oposto do personagem, isso não importa, você só precisa se sentir bem.

   Sou cosplayer a quase 2 anos e penso que devemos levar algumas coisas em consideração:

    1-Respeito. Lembre-se que atrás da roupa e da maquiagem, existe um ser humano ali, que merece respeito. Não chegue agarrando cosplayers em eventos, peça permissão para pedir uma foto, não toque a gente sem permissão, uma roupa curta não é um pedido de assédio.

    2-Empatia. Eu como cosplayer já tive que presenciar muitas situações desagradáveis. Inclusive dentro da minha família. Pessoas comparando meus cosplays com os de outra pessoa ou me julgando, dizendo que é coisa de criança, o que não é verdade, ou até falando que é apenas uma fase, o que pode ser de fato o caso de algumas pessoas, mas muitas se tornaram adultas, tiveram filhos, trabalham e ainda fazem o hobby.

    Resumindo, cosplay é um hobby incrível, uma parte importante da cultura geek, para todos os tipos de pessoas, mas que necessita de muita dedicação, ninguém nasce sabendo, com o tempo vai sempre evoluindo, isso é muito importante. O lema é se divertir.


Juliana \:



Um comentário: