terça-feira, 30 de junho de 2020

O EXTRAORDINÁRIO


                O Extraordinário, obra que tem até adaptação cinematográfica com o mesmo nome, conta a história do garoto Auggie, que já passou por diversas cirurgias e está prestes a encarar um de seus maiores desafios: entrar em uma escola e conhecer pessoas novas. Enquanto o livro conta a trajetória do pequeno menino, vai contanto a visão das pessoas em volta, como a irmã de Auggie e seu novo amigo, Jack.
                 Um livro que é fácil de se ler e carrega importantes mensagens. A escrita não é pesada, então não se tem problemas enquanto lê a história e até as crianças menores entendem a história com facilidade. Todos os personagens cativam; os novos amigos de Auggie, a família do menino, os amigos da irmã de Auggie, todos esses personagens são cativantes e tem seus pontos de vista na história.
                Essa obra também conta com uma continuação, que se chama Auggie e eu. Nesse livro, vemos mais 3 pontos de vista que não foram apresentados anteriormente: os pontos de vista de Julian, Charlotte e Christopher. Para descobrir quem eles são, apenas lendo o livro para saber. Com uma trama bem bolada e sentimentos que impactam no momento certo, esse livro também é um exemplo de narrativa espetacular. Um bom livro, uma leitura para qualquer momento e idade.

Júlia Liranço Sanches


sexta-feira, 26 de junho de 2020

TEMPORADA DE ACIDENTES


Todo mês de outubro algo estranho acontece na família de Cara. Parece que todo ano, justamente nessa época eles estão mais propícios a sofrerem acidentes, ás vezes pequenos cortes ou arranhões, ou até um braço ou uma perna quebrada, ou até tragédias irreparáveis como a morte..., mas por que esses acidentes acontecem? Por que sempre nesse mês? A “temporada de acidentes” como eles chamam, realmente existe, foi só uma forma de tentar explicar, tornar mais fácil de aceitar as tragédias que aconteceram no passado durante essa época?
            No livro A Temporada de Acidentes escrito por Moïra Fowley-Doyle, uma escritora Irlandesa, Cara, sua irmã Alice, seu meio irmão Sam e Bea, sua melhor amiga. As duas vão por fim desvendar os segredos e mistérios da tenebrosa temporada de acidentes, numa jornada um tanto incomum para adolescentes de sua idade, onde se encontrarão perdidos em meio dos segredos, memórias, novos amores e antigos também e lembranças, principalmente de uma menininha amiga de Cara na infância, como ela estava sempre ali mas nunca a notaram?
                Esse livro, escrito de uma maneira cativante, com uma história muito bem elaborada não poderia deixar de ser uma recomendação. Uma narrativa leve e intrigante que nos prende e faz não querermos parar de ler! Os personagens são extremamente bem elaborados, cada um com suas características peculiares e segredos que afetam o modo como agem. Além disso, o foco não é somente na resolução do mistério, mas também traz a vida deles e problemas que muitos outro adolescentes da mesma idade podem ter, como brigas, paixões e uma confusão de sentimentos e pensamentos, tornando os personagens mais reais, assim os aproximando mais do leitor e deixando cada vez mais entretido com tais personagens que são fáceis de se identificar, mesmo nós não tendo uma temporada de acidentes para nos assombrar.

Isa




terça-feira, 23 de junho de 2020

FROZEN, UM CORAÇÃO CONGELADO



            Frozen é a história de 2 irmãs, a irmã mais nova Anna e a mais velha Elsa. A mais velha tem poderes, e por isso, é separada da mais nova, porém essa separação só dura até o dia de sua coroação. Nesse dia tão importante, Anna acaba conhecendo Hans e se apaixona por ele, assim ficando noiva no mesmo dia em que o conheceu. Elsa sabendo do noivado de sua irmã, enlouquece e revela os seus poderes causando assim um inverno no reino. Anna com ajuda de Kristoff, Sven e Olaf, vão atrás a rainha para trazer o verão de volta.
             A história foi lançada em versão de filme pela Disney em 2013 e em forma de livro em 2015, no Brasil. Recentemente também ganhou um segundo filme, porém até aonde sabemos, ele não possuí livro.
            O livro traz a história com um pouco mais de atenção no passado das meninas, e também traz com a história do noivo de Anna, Hans. Ele é de fácil entendimento, fazendo uma leitura completamente prazerosa, é perfeito para pessoas que querem uma leitura leve e rápida. Recomendo o livro para você que é tanto fã da Disney quanto eu, por ele ser um livro com facilidade de ler, até você que não gosta muito da Disney pode ler apenas para passar o tempo.
Grazi










terça-feira, 9 de junho de 2020

ESPLENDOR DA HONRA


    Conheça a dócil e ingênua inglesa da Idade Média, Lady Madelyne que, apesar de educada, não tem medo de fazer o que acha certo e expor sua opinião de que sofre com as crueldades de seu irmão, o malvado Barão Louddon. É contra esse terrível homem que o Lobo – Barão Duncan de Wexton – vai ter que lutar por quem jurou proteger com a própria vida, a Lady Madelyne.
    Durante uma vingança, Duncan (ou como eu gosto de chama-lo Lobinho) vê a chance daquela adorável jovem ser sua moeda de troca. Porém quando bate os olhos naquela adorável criatura é tomado por um sentimento completamente desconhecido e Madelyne selará para sempre seu destino ao ajudar o mesmo
Assim no castelo de pedras do Barão de Wexton que provará ser honrado ou não, os dois irão descobrir se se entregarão a um amor primitivo de corpo e alma. 
O livro é narrado em terceira pessoa e já começa com muita ação, o que é muito intenso e interessante. O relacionamento entre Madelyne e Duncan, o descobrimento da paixão que os envolve faz você não querer parar de ler, faz querer saber o que vai acontecer depois. 
Com uma trama muito envolvente, Esplendor da Honra é um romance de época que traz uma personagem forte, mas também carinhosa o que faz o leitor se encantar por essa Lady.
O melhor do livro é que os problemas vão surgindo é sendo resolvidos, não ficando tudo concentrado nas últimas páginas do livro. A descrição do cenário é na medida, não deixa o livro ficar muito parado e entediante, mas faz você se sentir no Reino Unido de séculos atrás.
O livro também tem uma pitada de humor, que é produzida pelos personagens secundários que também aparecem com frequência na história.
Um livro que tem intrigas, conspirações políticas, romance e vingança e que apresenta passagens bíblicas no início da maioria dos capítulos se tornou um dos meus romances favoritos.

Vitória

TARTARUGAS ATÉ LÁ EM BAIXO

      A história acompanha a personagem Aza Holmes que acaba metida em uma investigação de um milionário desaparecido junto com sua destemida melhor amiga que quer muito a recompensa deste caso que não é nada mais nada menos que cem mil dólares. Ao embarcar na investigação, Aza reencontra um antigo amigo que traz vários sentimentos desconhecidos, os quais não sabe lidar.

        Além de toda essa confusão, a protagonista conta com um distúrbio psicológico, uma espiral sem fim de pensamentos acontece na sua cabeça causado pelo transtorno obsessivo-compulsivo, onde um grãozinho de areia se transforma em algo gigante.

        A obra mostra amizades duradouras e encontros inesperáveis, além de um animal muito estranho. Impossível você não amar essa aventura.
        Apesar do autor dividir a opinião dos leitores – entre ser odiado e aclamado – o livro sem dúvidas é algo genial, ele escreve com leveza sobre um problema que ele próprio enfrenta: a ansiedade.
        Green enfrenta o mesmo problema que a protagonista, isso acaba sendo incrível para o livro já que ele realmente sabe o que acontece na cabeça de uma pessoa que sofre esse transtorno obsessivo-compulsivo.
        A história realmente é focada na Aza e no que ela sente, diferentes de muitos clichês e que fez sem sombra de dúvidas esse livro se tornar um dos meus favoritos. 
        A obra te faz refletir que o TOC tem diferentes níveis e é muito importante tratar com seriedade e não banalizar a gravidade da condição de ter esse transtorno. O autor faz você se sentir atormentado de estar na cabeça daquela personagem, o que te faz pensar quão importante é compreender isso.
O livro passa uma mensagem importante e nos mostra uma história interessante e bonita, que tem uma personagem que seria incompreendida ou “estranha” em outro cenário, mas que ganha um qualquer por sua personalidade e que te faz vibrar com suas conquistas e torce que dê tudo certo para ela.

Vitória

DOM CASMURRO

    Essa obra escrita por Machado de Assis em 1899 conta a história de Bento Santiago, mais conhecido por seu apelido Dom Casmurro, apaixonado por uma moça muito bela que o conhece desde os tempos de criança, Capitu. O conflito se desenrola quando Dom Casmurro, o narrador da história, se pergunta se Capitu o estaria traindo com seu melhor amigo.
    Este livro é uma ótima literatura para quem se interessa por clássicos brasileiros e principalmente por obras Machadianas. Como todo livro do autor, seu vocabulário é rebuscado e a trama é extensa, porém diferente do que pensam, isso não faz o livro se tornar menos interessante, ao contrário, o torna mais admirável.
    Além dessa maestria em conduzir bem uma história, Machado de Assis consegue realmente nos enganar, fazendo-nos pensar se Capitu realmente traiu Dom Casmurro ou se seria apenas fantasia na cabeça do homem. Os personagens me agradaram e com alguns eu consegui criar um laço afetivo, como Capitu, o tio de Dom Casmurro e Escobar, amigo de Bento Santiago.
    Uma obra maravilhosa, a todos que se interessaram, recomendo a leitura. É inexplicável embarcar no mundo mágico de Machado de Assis.



Júlia Liranço Sanches

quinta-feira, 4 de junho de 2020

QUATRO VIDAS DE UM CACHORRO

Esse livro conta a história de um cachorro que, durante 4 vidas diferentes, ainda tem dificuldade de entender qual é o seu propósito. A cada vida, ele se pergunta qual será o motivo de tudo aquilo. É muito comum que todos nós também tenhamos esses mesmos tipos de questionamento, o que torna o livro muito realista, e faz com que nós, leitores, nos conectemos com a história.
    A obra encanta a todos os amantes da espécie canina. Sendo narrado pelo próprio animal, de maneira extremamente bem-humorada, em vários momentos observamos momentos cotidianos a todos aqueles que possuem um cachorro. É muito interessante revisitar essas situações, dessa vez pela perspectiva do cãozinho. Se assim como eu, você é louco por seu pet, vai amar esse livro.
    O livro é recomendado pelos críticos aos fãs de Marley & eu, outra excelente história, que segue o mesmo gênero de "livros de cachorro". Quatro vidas de um cachorro, em 2017, também ganhou lugar nas telonas do cinema, e embora não seja 100% idêntico ao livro, eu recomendo muito esse filme também!

Laura


CONTOS DE FADAS


     E se alguns contos de fadas não tivessem o famoso final feliz?
      No livro apresentado por Ana Maria Machado, “Contos de fadas”, há contos famosos em uma versão “original”, que poucos conhecem. O livro onde a chapeuzinho vermelho é estuprada, apresenta histórias que eram utilizadas para por medo nas crianças da época, como o exemplo que citei acima. Essas histórias com o tempo foram se modificadas, quando eram passadas de boca em boca, até chegar no jeito que conhecemos hoje em filmes e desenhos animados.
      O livro é muito interessante, os contos ficam separados por escritor, e todos eles são muito bons. Eu, como uma grande fã de contos de fadas, acostumada com os clássicos finais felizes, fiquei um pouco assustada com os finais quando li pela primeira vez, mas depois que li várias vezes fui-me “acostumando”.
     Como já falei, li várias vezes, e quanto mais fui lendo mais fui percebendo que alguns contos se encaixam perfeitamente com acontecimento do dia a dia, menos romantizado claro, mas se encaixam muito bem. Os meus contos favoritos são “Pele de Asno”, “Bela e a Fera” e “A pequena vendedora de fósforos”. “Pele de Asno” e “A pequena vendedora de fósforos” li pela primeira vez no livro, mas "Bela e a Fera" (cliquei aqui para ver uma resenha da versão moderna de A Bela e a Fera) já sou muito familiarizada porque sou muito fã da história.

Graziela