quinta-feira, 4 de junho de 2020

CONTOS DE FADAS


     E se alguns contos de fadas não tivessem o famoso final feliz?
      No livro apresentado por Ana Maria Machado, “Contos de fadas”, há contos famosos em uma versão “original”, que poucos conhecem. O livro onde a chapeuzinho vermelho é estuprada, apresenta histórias que eram utilizadas para por medo nas crianças da época, como o exemplo que citei acima. Essas histórias com o tempo foram se modificadas, quando eram passadas de boca em boca, até chegar no jeito que conhecemos hoje em filmes e desenhos animados.
      O livro é muito interessante, os contos ficam separados por escritor, e todos eles são muito bons. Eu, como uma grande fã de contos de fadas, acostumada com os clássicos finais felizes, fiquei um pouco assustada com os finais quando li pela primeira vez, mas depois que li várias vezes fui-me “acostumando”.
     Como já falei, li várias vezes, e quanto mais fui lendo mais fui percebendo que alguns contos se encaixam perfeitamente com acontecimento do dia a dia, menos romantizado claro, mas se encaixam muito bem. Os meus contos favoritos são “Pele de Asno”, “Bela e a Fera” e “A pequena vendedora de fósforos”. “Pele de Asno” e “A pequena vendedora de fósforos” li pela primeira vez no livro, mas "Bela e a Fera" (cliquei aqui para ver uma resenha da versão moderna de A Bela e a Fera) já sou muito familiarizada porque sou muito fã da história.

Graziela

Nenhum comentário:

Postar um comentário