domingo, 27 de dezembro de 2020

LIVROS NACIONAIS QUE ME MARCARAM

    No comentário de hoje, eu quero fazer uma lista sobre os livros nacionais que mais me marcaram. Eu vou dar um breve resumo do livro e depois eu vou falar porque ele me marcou. Podemos começar essa lista com o:

    Tudo por um pop star, Thalita Rebouças

    Sendo o primeiro livro da coleção, Tudo por um pop star conta a história das amigas Manu, Gabi e Ritinha que estão animadas com a chegada dos Slavabody Disco Disco Boys, a banda favorita das três. O grupo de amigas vai até o Rio de Janeiro para que elas pudessem ver o show de sua banda preferida, mas acabam se metendo em várias confusões.

    Por que esse livro me marcou? Bem, primeiramente me marcou porque foi o primeiro filme que eu quebrei a minha regra básica: se tem livro, primeiro lê depois vê o filme. Só depois que eu vi o filme no cinema eu fui ler o livro, e isso em parte me marcou. Segundo foi porque eu aprendi com esse livro o significado de amizade e que o fascínio por um cantor ou uma banda pode levar você a fazer literalmente tudo por um pop star. É um motivo meio besta, mas me marcou e é isso que importa.

    Dom Casmurro, Machado de Assis

    Esse livro tem resenha no nosso site mas eu me disponho a falar dele mesmo assim. Dom Casmurro conta a história de Bentinho, carinhosamente apelidado de Dom Casmurro, que sofre de amor por Capitu, uma jovem que mora ao lado de sua casa. O tempo vai passando, a história vai se prosseguindo e junto com Bentinho, o narrador da história, a gente vai se perguntado se Capitu traiu ou não traiu o homem.

    Esse livro me marcou porque foi o primeiro livro clássico nacional que eu li. Além de me fazer questionar muito sobre como o vocabulário português era difícil naquela época, o livro me apresentou personagens difíceis de se esquecer, como a própria Capitu e o melhor amigo de Bentinho, o Escobar. Sinceramente me arrependo de ter lido esse clássico tão cedo, porque se eu tivesse lido mais velha, poderia fazer questionamentos mais reflexivos do que só o “Traiu ou não traiu?”.

    1+1 A Matemática do Amor, Augusto Alvarenga e Vinicius Grossos

    1+1 A Matemática do Amor conta a história de Lucas e Bernardo, dois amigos inseparáveis desde a infância que terão que se separar por conta do novo emprego do pai do Bernardo, em Portugal. Enquanto eles passam o tempo que podem juntos antes da mudança, eles descobrem que o que eles tinham um pelo outro era mais que simples amizade.

    O simples motivo desse livro me marcar foi que ele foi o primeiro livro LGBT que eu li na minha vida e, como se essa marcação não fosse suficiente o bastante, foi o primeiro livro que eu li que realmente mostrava o romance da forma nua e crua. Claro que eu já tinha lido livros de romance antes, mas esse me pareceu mais real. Lucas e Bernardo brigam entre si, mas fazem as pazes e não deixam de amar um ao outro, isso que me deixou mais tocada e me fez chorar, sim, eu chorei, em alguns momentos desse livro.


    Eu acho que está bom por aqui. Claro que há vários outros livros nacionais que eu gosto e amo de paixão, mas esses foram o que mais me marcaram então por isso que estão aqui. Qual livro nacional mais te marcou?

Júlia Liranço Sanches





Nenhum comentário:

Postar um comentário