sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

A PRINCESA ADORMECIDA


O livro A Princesa Adormecida, de Paula Pimenta, conta a história Áurea, uma garota que foi raptada quando ainda tinha 9 meses, porém ela foi salva e acaba se tornando famosa por esse acontecimento. Quando já está mais velha e mora em um internato e sobre a guarda de seus tios super protetores, porém tudo vira do avesso quando Áurea conhece um garoto e uma festa. Áurea agora precisa enfrentar em sua vida chata um príncipe encantado, seus tios e uma mulher malvada que quer porém risco a vida da garota a qualquer custo.

Achou que o resumo da história ficou muito parecido com o conto A Bela Adormecida? Pois sabia que foi essa a intenção. Paula Pimenta escreveu toda essa história com o intuito que parecesse o conto da Bela Adormecida porém nos tempos atuais. Várias partes da trama são parecidíssimas com o conto clássico que conhecemos, como o fato de, como visto no início do livro, não é um spoiler, a garota ter sido raptada no dia do casamento de seus pais, quando a mesma tinha apenas 9 meses, se parecendo muito com o batizado da pequena Aurora, aonde a Malévola chega e lança uma maldição sobre a pequena.

Em contra partida, há algumas partes que obviamente não estão no conto original por se tratar dos tempos atuais, como o fato do “príncipe encantado” de Áurea conversarem por mensagem. E é esse um ponto que me faz gostar do livro: troca de mensagens. A Paula Pimenta gosta de colocar mensagens de texto nos seus livros e eu gosto muito disso, porque eu acho que dá um toque mais realista para a obra.

Os personagens são muito bem desenvolvidos e são fáceis de se ter empatia, como por exemplo a Áurea, que você sente pena por todos os males que acontecem inconscientemente com a garota. Já outros personagens conseguem te deixar com muita raiva, mesmo que esse seja o propósito deles. A “malévola” dessa história é muito fácil de odiar e isso é um ponto bom, ninguém quer um vilão amável. Porém alguns personagens, pelo menos para mim, falharam ao tentar simpatizar. Os pais da Áurea são pouco desenvolvidos e por isso não consegui me importar muito com eles.

A história em si é muito bem desenvolvida, ela é muito fluida, fazendo assim que a gente, por exemplo, não pare de ler o livro porque ele ficou entediante. Lá pelo final, há um acontecimento muito marcante que me fez pular da cadeira de tão repentino que apareceu. Porém há uma coisa que não me agradou: o plot twist. Pelo menos para mim, desde o início eu já havia entendido o que estava acontecendo então não me surpreendeu naquela hora, mas não é um plot twist ruim, ele só é óbvio demais.

A Princesa Adormecida é um livro divertido que não é difícil de se ler, podendo até ser um livro para ler quando não tiver nada para fazer. Paula Pimenta arrasou, mais uma vez, na hora de escrever um romance.



Júlia Liranço Sanches




Um comentário:

  1. Todas as princesas na versão da Paula Pimenta ficam ainda mais legais... recomendo... valeu a resenha

    ResponderExcluir