domingo, 27 de junho de 2021

Livros com representatividade LGBTQIAP+

  


  E, depois de muito tempo sem postar nada aqui no site, estamos de volta com os comentários de domingo! Hoje, como estamos no mês do orgulho LGBT+ (no finzinho dele na verdade), vou falar sobre alguns livros com representatividade que eu amo demais! Separei livros de vários gêneros, então tem para todos os gostos! Só tomei o cuidado de pegar apenas aqueles com finais felizes, porque sabe como é né, na mídia LGBT+ morre mais que personagem do John Green. Alguns deles já tem uma resenha completa no site, e é só clicar nos títulos azuis para acessar, ver mais informações e ler minha opinião completa sobre os livros ;) 





George

    E já vamos começar com um dos meus livros favoritos! “George” conta a história de uma menina que queria interpretar uma aranha numa peça da escola, mas não podia, porque aquele era um papel para meninas e todos achavam que George (ou Melissa, que é o nome que ela escolheu) era um menino. Esse livro tem como protagonista uma das crianças mais fofas de toda literatura, além de tratar de temas muito importantes relacionados a comunidade trans e ter uma história cativante que prende o leitor. Além disso é curtinho, se você é do tipo que devora livros muito rápido vai ler em um dia. Recomendo demais!

           



Rainhas Geek

               Esse livro conta a história de três amigos que vão a uma convenção Geek, e segue a perspectiva de duas delas, Charlie e Taylor. Charlie é atriz, youtuber e está tendo que lidar com o término com seu ex-namorado (também conhecido como um dos personagens mais babacas da literatura), enquanto finalmente conhece Alyssa, uma youtuber pela qual ela é apaixonada. Ao mesmo tempo, Taylor (que por acaso tem asperger, mais pontos para o livro na questão
da representatividade), acompanhada de seu amigo Jamie, está fazendo de tudo para conhecer sua escritora favorita antes de entrar na faculdade.

Nesse livro acompanhamos duas histórias de romance, e as duas são extremamente clichês (nada que você não encontre num site de fanfic), o que eu pessoalmente não gosto muito, mas o resto do livro é tão bom que nem faz diferença. Também é interessante pensar que esse é um dos poucos livros com uma protagonista bi que eu já li onde a trama não gira em torno de se descobrir ou sair do armário, mas simplesmente tem esse elemento como parte da história. “Rainhas Geek" é um livro extremamente leve e gostosinho de ler, recomendo demais para relaxar no fim do dia!

 


Magnus Chase e os Deuses de Asgard

               E vamos de mitologia nórdica nos tempos atuais? Esse livro, escrito pelo mesmo autor que Percy Jackson (clique aqui para saber mais sobre a conexão entre os dois livros), conta a história de Magnus Chase (o primo da Anabeth de pjo), um jovem sem teto que morre e vai parar no Hotel Valhala, uma espécie paraíso dos heróis vikings, onde ele passa por uma longa jornada para impedir o Ragnarok (fim do mundo). No segundo livro da trilogia, conhecemos Alex Fierro, que ficou conhecido/conhecida como uma das primeiras ou um dos primeiros personagens gênero fluido da literatura contemporânea. Alex também é interesse amoroso do Magnus da história, por isso, todo mundo considera ele como pansexual (embora o termo nunca tenha sido usado explicitamente nos livros). 

    É interessante lembrar que esse livro não traz representatividade apenas de pessoas LGBT+, mas também tem personagens surdos, muçulmanos, sem-teto e de diversas etnias. "MagnusChase" é a minha trilogia favorita de livros entre todas da minha estante (só que eu falo para as pessoas que é Percy Jackson, porque nem todo mundo conhece o Magnus), e com certeza merece um espaço nessa lista. Uma história que mistura aventura, mitologia, e é claro, muito humor. Recomendo muito se você gosta dessas 3 coisinhas!


 


Simonverso

               Acho que “Com Amor, Simon” (blarg, ainda não superei terem mudado o nome depois do filme. "Simon vs. A Agenda Homo Sapiens" é muito melhor, mas enfim) seus spinoffs e continuações é a recomendação mais clássica de livro LGBT+ hoje em dia, e não podiam deixar de estar nessa lista! Considerando o sucesso do filme e do livro, imagino que todos já tenham ouvido falar sobre a história do adolescente gay com dificuldades para sair no armário que começa a conversar com um colega anônimo da escola na mesma situação. Essa é a trama do primeiro livro lançado, “Simon vs. A Agenda Homo Sapiens” ou simplesmente “Com Amor, Simon”, um dos meus livros de romance favoritos.

Como uma continuação desse livro, temos “Leah Fora de Sintonia” (o meu favorito dentre esses livros, por sinal), que conta a história de romance entre duas das amigas do Simon, Abby e Leah, que narra o livro. É um romance com todos os clichezinhos de ensino médio (tipo o baile de formatura) mas que usa eles de uma forma tão legal que no lugar de ser só chato e repetitivo, dá toda a mágica do livro.

Além desses dois, temos “Os 27 Crushes de Molly”, o único desse “simonverso” que tem uma protagonista hétero. Ainda assim, temos vários personagens LGBT+, como sua irmã (que é queer e namora uma menina pan) e suas duas mães. Assim como os outros livros, esse livro traz vários clichezinhos de uma forma que não é repetitiva, apenas fofa. Essa história também fala de temas importantíssimos como aceitação do próprio corpo e mudanças nas relações com as pessoas, o que é muito legal.

Para fechar com chave de ouro, temos “Com amor, Creekwood”, que conta, através apenas de e-mails, a vida dos casais de “Com amor, Simon” e “Leah fora de Sintonia” na faculdade, sendo uma ótima maneira de revisitar esse universo. Todos os 3 livros de romance adolescente e o spinoff são muito bons, e recomendo demais que você leia.

 


Garotas de Neve e de vidro

Gosta de livros de princesa e contos de fadas? Se sim, esse livro é pra você! “Garotasde Neve e de Vidro” é uma releitura feminista do conto da Branca de Neve, que conta a história da princesa Lynet (branca de neve) e Mina (a madrasta). Essa nova versão traz vários elementos do conto original, mas cria uma trama completamente diferente, eliminando inclusive alguns pontos mais problemáticos dele (sabem como é, a branca de neve é uma história escrita a séculos atrás, é logico que nem tudo é cem por cento politicamente correto para os padrões atuais).

Uma das principais diferenças é que enquanto na obra original o foco é o romance, aqui o foco é a relação de mãe e filha entre a princesa e a madrasta (duas personagens extremamente bem construídas e com conflitos com os quais os leitores e leitoras com certeza vão se identificar). Falando em romance, no lugar de ficar com um príncipe, a princesa Lynet
tem sua história de amor com Nadia, a cirurgiã do palácio, o que garantiu um lugar especial para o livro nessa lista!

 




Tudo Pode acontecer

Esse é o único livro de hoje que ainda não tem resenha no site, mas se você quiser comenta aqui em baixo que eu posso escrever uma algum dia! Ele conta a história de Tretch, um jovem gay que mora em uma cidade pequena e está apaixonado por Matt, seu melhor amigo. O livro trás muitas reflexões sobre segredos e ser quem você é, e não poderia deixar de estar entre as recomendações de hoje!

 






E essas são as recomendações do dia! Se tiver algum livro com representatividade LGBT+ que você gosta e não apareceu na lista, não esquece de deixar nos comentários do blog e do insta! Vou ficar muito feliz em ver as recomendações de vocês! 


Laura