domingo, 9 de maio de 2021

5 Referencias de Harry Potter a Mitologia Greco-Romana

 

Ontem, no finzalzinho da live que gravei com a minha mãe (se você ainda não assistiu, fico salvo lá no IGTV do Book&Geek!), eu prometi que faria um post hoje no site com um livro citado na live e um tema que a gente comentou, e aqui estamos! O livro citado é Harry Potter, e o tema comentado é mitologia! Duas das minhas coisas favoritas nesse mundo.... Onde estão os fogos de artificio?

Se tem uma saga que é recheada de referências, é Harry Potter. A maioria das criaturas magicas foram inspiradas em mitologias antigas, e alguns nomes da história bruxa (como Nicolau Flameu, que foi um alquimista de verdade) veem de figuras históricas reais. Separei aqui 5 referencias que Harry Potter faz a mitologia greco-romana, baseado nos meus conhecimentos de mitologia e uma rápida busca no Google. Vale lembrar que existem muitas versões dos mitos antigos, então é possível que você tenha ouvido uma história diferente das que vou contar. Se for o caso, isso não quer dizer que algum de nós está errado, apenas que estamos nos baseando em fontes diferentes, então pode deixar aqui nos comentários que eu vou ficar muito feliz em conhecer as suas versões das histórias!

Também vamos deixar claro que eu não sou uma grande pesquisadora das mitologias nem PhD em antiguidade clássica, e a maior parte dos meus conhecimentos mitológicos vem de Percy Jackson. Obviamente, dei uma olhada no Google para garantir que não estou espalhando nenhuma mentira, mas vamos apenas deixar claro que não sou nenhuma dona da verdade aqui. Se você estudou um pouco mais do assunto vou ficar feliz em aprender o que você puder compartilhar nos comentários!

 

 

Fofo

 

Começamos com fofo, nosso adorável cãozinho de três cabeças! Ele foi inspirado em Cérbero, o animal de estimação de Hades (conhecido como Plutão pelos romanos), o deus do mundo inferior. Tal qual Fofo, o animal mitológico também era um cachorro de três cabeças, embora em algumas versões seja retratado com juba e cauda feita de serpentes. Ainda assim, é comum vê-lo representado apenas como um cachorro com três cabeças, igualzinho a versão de Harry Potter.

Imagem de "Fofo", o cão de três cabeças de Harry Potter e a Pedra Filosofal

Assim como Fofo, o cãozinho original também era responsável por guardar uma porta. Só que ao invés de proteger o alçapão que levava até a pedra filosofal, ele defendia o portão para o mundo dos mortos!

 




Centauros da Floresta Proibida
 

Lá vem mais uma das criaturas mágicas do Wizarding World que foi baseada na mitologia! Apesar de esses seres serem retratados como calmos e sábios, na mitologia tradicional eles estavam mais para.... Como posso dizer? Baladeiros mucho locos.

Apenas um dos centauros tinha a sabedoria em comum com os dos filmes/livros: Quíron que foi o mentor de vários heróis, incluindo Aquiles, Héracles (você provavelmente conhece esse pelo nome romano, Hércules), Peleu, Teseu, Jasão, Percy Jackson.... Assim, conclui-se que os centauros da floresta proibida foram inspirados em Quíron.

 

O Nome do Remo

Imagem de Rômulo e Remo sendo amamentados pela loba

Segundo as crenças tradicionais romanas que contam sobre a fundação do famoso Império, existia um reino chamado “Alba Longa”, que era governado pelo rei Numitor. Amúlio, irmão de Numitor, tomou o trono de seu irmão e o prendeu, assim como sua filha, Rea Silvia. Foi então que Marte (conhecido como Ares pelos gregos), o deus da guerra, se apaixonou por ela. Eles tiveram dois filhos, um chamado Rômulo e outro chamado, adivinhem só, Remo.Quem não ficou muito feliz com isso foi Amúlio, que tinha medo de que as crianças tomassem a coroa algum dia. Como uma solução nenhum pouco psicopata para esse problema, ele taca os bebes-sobrinhos-semideuses no rio Tibre. Sabe se lá como, eles não morreram. E sabe se lá como, eles foram amamentados por uma loba. E é por isso que justamente o amiguinho lobisomem do Harry Potter se chama Remo.

    Continuando com o mito, um camponês encontrou os bebes com a loba. De algum modo, não me perguntem como, o cara sabia que se tratavam dos futuros reis, e decidiu cria-los. Quando descobriram sobre suas origens, eles conseguiram reaver o trono. Ai eles tiveram uma briguinha de irmãos que resultou em Rômulo matando Remo (sim, o Remo morre até na mitologia romana), e se tornando o primeiro governante do então reino (que depois virou uma república que depois virou um império) romano.

Apesar de não existir nenhum irmão do Remo em Harry Potter, no último livro, quando participa de uma rádio secreta da ordem da fênix, Remo utiliza o apelido Rômulo para esconder sua verdadeira identidade. Assim, tanto o nome quanto o apelido do sr. Remo Lupin foram baseados na mitologia romana.

 




Aragogue
 

A aranhona da floresta proibida também pra lista das referências a mitologia. Segundo o mito grego, Aracne era uma jovem tecelã, e a melhor em sua profissão. Um dia, ela ousou se proclamar melhor que a deusa Atena, deusa da sabedoria e inventora do tear. Furiosa, a deusa a desafia para um duelo de quem-faz-a-melhor-tapeçaria. No final, mesmo declarando empate, a Deusa decide punir Aracne de qualquer jeito por insulta-la.

O que ela faz? Transforma a moça numa aranha gigante (igual ao sr. Aragogue), em alguns mitos considerada a primeira aranha, para que ela possa exercer sua profissão com fios pelo resto da vida. Na competição os mortais torceram por Atena, e reza a lenda que é por isso que humanos e aranhas não se dão bem. Seja como for, as aranhas gigantes da Floresta Proibida vieram da Mitologia Grega.

Imagem de "Aragogue", de Harry Potter e a Câmara Secreta



Nome da Minerva

 

Lembra de Atena do item inferior? Bem, “Atena” era o nome grego dela. Para os romanos, a deusa se chamava Minerva. Nossa querida Professora Mcgonagall teve a honra de ser nomeada em homenagem a deusa romana da sabedoria e das artes! Assim como a deusa, a professora Minerva era retratada como uma mulher extremamente sábia. Tal qual Remo, o nome dela também é uma herança dos antigos romanos!

 




 

Bom, como um pouco mais de tempo e pesquisa, eu poderia ficar o dia inteiro aqui citando referencias de Harry Potter a mitologia greco-romana. Alias, não é só nos gregos e romanos que esses livros se inspiram! O nome da cobra de Voldemort, Naguini, por exemplo, foi baseado nas antigas crenças hindus (fica de bônus ai). Decidi fechar a lista em 5 itens, para não passar dos limites, mas se você conhecer mais alguma referência, fique a vontade para comentar aqui no site ou no insta! De repente posso fazer uma parte dois algum dia... Mas por hoje é só :)



Laura