sexta-feira, 31 de julho de 2020

AUGGIE E EU


         O livro, Auggie e Eu, pode-se dizer que é uma continuação da história do livro Extraordinário (inclusive temos a resenha dele aqui no site), porém um tanto diferente.Em Auggie e Eu, a autora não conta a história do nosso amado garoto Auggie, mas sim a história de 3 personagens secundários: Julian, Christopher e Charlotte. Cada um deles tem suas próprias histórias que estão ligadas ao personagem principal de Extraordinário, por isso o nome Auggie e Eu. Já fique avisado que, talvez, haverá spoilers do primeiro livro.
                 Ganhei esse livro juntamente com o Extraordinário, e assim que acabei o primeiro, comecei a ler este, e vou te falar que eu nunca vou esquecer dele. Tudo nesta obra me deixou uma marca, mas considero que, com certeza, a história que mais me tocou foi a de Julian, só lendo para descobrir porque eu amei tanto essa parte.
             Na parte capítulo do Julian, descobrimos o porquê de Julian fazer bullying com Auggie, além de ver o que aconteceu com o menino depois de ter sido expulso do colégio. No início, eu detestava Julian, não queria ler nada daquele capítulo, mas lá pelo meio, comecei a criar um pouco de simpatia por ele, e no final do capítulo do Julian, já queria lhe dar um abraço enorme.
               Na segunda parte, Plutão, é contada a história do melhor amigo do Auggie: Christopher. O mesmo era amigo do nosso querido Auggie se mudar de escola e fazer seu novo amigo Jack. Nessa parte do livro, não foi falado muito sobre o protagonista do Extraordinário em si, mas sim sobre o dia a dia de Christopher sem seu amigo. Eu achei ela boa, mas não tão impactante quanto a de Julian. O que mais me tocou em Plutão foi a forma que trataram a amizade, agora à distância, de Christopher e Auggie; verdadeiros amigos.
            Em Shingaling, o capítulo de Charlotte, Auggie é citado poucas vezes, mas de qualquer forma, afeta um tanto diretamente na vida da garota. Não é uma parte esquecível, porém também não é memorável, está no meio termo. O diferencial no Shingaling é que há desenhos e, bem, eu posso dizer que gosto quando o livro tem desenhos no meio. Nessa parte, Charlotte conta sua experiência com suas amigas e apresentações de balé, não posso falar mais muita coisa, senão perde a graça, para quem vai ainda ler.
            Assim como em Extraordinário, o vocabulário não é extenso, então a leitura é simples. Apesar de conter 316 paginas, não é nada demorado, posso arriscar que é capaz de você terminar o livro em 2 ou 3 dias, como foi meu caso. Para separar as três partes (O capítulo de Julian, Plutão e Shingaling), R. J. Palacio usou páginas coloridas e com textura diferente, o que eu achei sensacional, posso passar horas só admirando as paginas coloridas, se me permitissem.
               Auggie e Eu: um livro que marcou ainda mais que o Extraordinário, e que eu vou levar para a minha vida inteira. Sempre que eu tenho tempo, releio ele. Qualquer um que leu o Extraordinário vai também gostar desse livro, quem perderia a continuação (mesmo não direta) do nosso querido Auggie.



Júlia Liranço Sanches





Um comentário: